sábado, 20 de agosto de 2011

Geologia: 1- A Terra e os seus subsistemas em interacção

A Terra vista do Espaço apresenta-se como uma esfera azul e brilhante, envolta num manto de nuvens brancas de densidade variável. É o único planeta do sistema solar com estas características, e isso explica-se devido às condições excepcionais que se verificam neste fragmento do Universo.

A Terra é, pois, uma porção limitada do Universo onde se verifica a interacção de vários componentes de um modo organizado, ou seja, é um sistema, de que fazem parte, como em qualquer sistema natural, reservatórios de matéria e de energia. Entre os diferentes reservatórios ocorre continuamente a circulação de materiais e fluxos de energia.

As inter-relações dos sistemas com o meio circundante são diversas, o que permite considerar diferentes tipos:

Sistema Isolado- não há possibilidade de permuta de matéria nem de energia através das suas fronteiras. Na Natureza não existem sistemas completamente isolados.

Sistema Fechado- ocorre intercâmbio energético através dos seus limites, mas não há permuta de matéria.

Sistema Aberto- ocorre intercâmbio de energia e de matéria através das respectivas fronteiras.

Que tipo de sistema é a Terra?

O Globo Terrestre é considerado um sistema fechado, embora, na realidade, não o seja verdadeiramente.

A Terra estabelece trocas energéticas com o Universo. Recebe energia emanada do Sol, que é utilizada em vários processos biológicos´e geológicos, e perde energia para o Espaço sob a forma de calor.

O intercâmbio de matéria da Terra com o exterior é, na actualidade, diminuto e insignificante quando comparado com as dimensões do nosso planeta. Pequenas quantidades de hidrogénio e de hélio sobem na atmosfera devido à sua baixa densidade e escapam para o Espaço, enquanto que alguma matéria proveniente da queda de meteoritos ou de poeiras cósmicas se junta à matéria terrestre.

Subsistemas Terrestres

Os geólogos estudam a Terra como um conjunto integrado de diferentes partes ou subsistemas que interagem. Consideram-se quatro subsistemas na Terra: hidrosfera, atmosfera, geosfera e biosfera.

Geosfera- é representada pela parte sólida, quer superficial quer profunda, da Terra. As rochas e os solos fazem parte desse subsistema. A geosfera serve de suporte a grande parte da vida terrestre, fornecendo muitos dos materiais necessários à manutenção dessa vida. As plantas terrestres, por exemplo, captam do solo grande parte dos seus nutrientes. Muitos dos produtos resultantes da decomposição de cadáveres e restos de seres vivos ficam integrados na geosfera.


(Fontes- Manual: "Terra, Universo de Vida", 1ª Parte)

1 comentário:

  1. Adorei o blog *.* Tenho a certeza que me vai ajudar bastante para as aulas =)
    Continua

    ResponderEliminar